Segundo Pichón-Riviere, um grupo é um conjunto de pessoas movido por necessidades semelhantes que se reúnem em torno de uma tarefa específica.
Quando fazemos parte de um grupo, nos tornamos participantes e temos a oportunidade de nos expressar, dar as nossas opiniões, ficar em silêncio, defender nossos pontos de vistas de forma a contribuir a um, ou mais, objetivo compartilhado.
Os indivíduos que constituem um grupo são diferentes e possuem uma identidade própria. E a construção desta identidade é feita através das relações com os outros dentro de um grupo, e, cada um tem a possibilidade de escolher e construir com o seu jeito de ser, o seu papel no grupo.
Um grupo não é um mero somatório de indivíduos; pelo contrário, ele se constrói com as diferenças de seus participantes e se forma como um todo, uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios e específicos.
Nós, na Espirall, acreditamos muito na força do coletivo, ou seja, através da união e cooperação de pessoas conseguimos potencializar o desenvolvimento, o aprendizado de todos.